Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

A REUNIÃO DESCENTRALIZADA DE ABRIL DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA VAI REALIZAR-SE EM RIBA DE ÂNCORA

No dia 30 de abril, às 18h30, Miguel Alves e o restante executivo estarão na sede da junta de freguesia de Riba de Âncora para ouvirem e esclarecerem a população

A freguesia de Riba de Âncora vai receber a próxima reunião descentralizada. No dia 30 de abril, às 18h30, Miguel Alves e o restante executivo marcarão presença na sede da junta de freguesia de Riba de Âncora, para ouvirem os anseios e esclarecerem a população sobre os assuntos que mais a preocupa. “São momentos importantes para ouvirmos as pessoas sobre determinados assuntos, que muitas vezes desconhecemos e não estão nas nossas agendas”, referiu o presidente sobre a importância destas sessões, na última reunião descentralizada.

Desde janeiro, que o executivo caminhense está a percorrer as freguesias do concelho com as reuniões de câmara descentralizadas, para ouvir e esclarecer as populações, bem como para prestar contas da gestão municipal. O executivo já esteve em Dem, Vila Praia de Âncora, Lanhelas e agora vai a Riba de Âncora. O presidente da Câmara convida a população a assistir e a dar o seu contributo naquela que é a nova forma de atuação da gestão camarária, porque considera que as reuniões contribuem para uma democracia local mais participativa e mais próxima dos cidadãos, com mais diálogo e maior transparência.

Recorde-se que o único ponto da ordem de trabalhos desta reunião é a audição dos munícipes. É de realçar que as inscrições deverão ser efetuadas com uma antecedência mínima de 48 horas, na Câmara Municipal, no horário de expediente; através do telefone 258 710 300 ou do email anabela.monteiro@cm-caminha.pt. Ainda o podem fazer na Junta de Freguesia de Riba de Âncora. No ato da inscrição, os munícipes deverão indicar o contacto telefónico e o assunto a tratar. Será dada prioridade aos assuntos relacionados com a freguesia em questão (neste caso de Riba de Âncora) e de interesse coletivo e/ou público.

Segundo os Censos 2011, Riba de Âncora é uma freguesia com 723 residentes e com 260 famílias clássicas. O setor primário é o que predomina na freguesia. 

Riba de Âncora confina a norte com Azevedo, a nascente com Gondar e Orbacém, a sul com Freixieiro de Soutelo e Âncora e a poente com Vile e situa-se a 12 quilómetros de Caminha (sede do concelho).

As tradições festivas são muitas: Santo Amaro, Senhora de Guadalupe, S. Bartolomeu e Senhora da Boa Morte e S. Miguel. A padroeira da freguesia é a Nossa Senhora da Assunção.

As Capelas da Senhora de Guadalupe, do Espírito Santo, de Santo Amaro e da Senhora da Consolação, o Cruzeiro paroquial e o Castro de Santo Amaro, são os valores patrimoniais e turísticos que mais se destacam na freguesia.

Quanto ao artesanato, os palmitos e a arte decorativa são o ex-libris.

A ARA – Associação Cultural e Recreativa de Riba de Âncora e o Centro Paroquial e Social de Riba de Âncora são as coletividades da freguesia.

No sítio da internet da junta de freguesia lê-se: “visitar Riba de Âncora, é conhecer um povo hospitaleiro, é sentir as potencialidades do Vale do Âncora e as belezas do seu rio, as suas paisagens, e a cultura de uma região que dignifica o alto - minho e dignifica Portugal”.