Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

NÃO EXISTIRÁ TRADIÇÃO DO ESPECTÁCULO TAUROMÁQUICO EM VIANA DO CASTELO?

Foi em 1871 que, pela primeira vez, realizou-se em Viana do Castelo um espectáculo tauromáquico, integrado nas festas em honra da Senhora d’Agonia. Para o efeito, foi montada uma praça improvisada, em madeira.

Situado em plena Praça da República, o Viana Taurino Clube foi fundado em 10 de Agosto de 1910, tendo comemorado recentemente o seu primeiro centenário.

Com capacidade para receber perto de cinco mil pessoas, o redondel da Argaçosa foi construído em 1949, passando Viana do Castelo a dispor de uma praça de touros com carácter definitivo… ou talvez não!

Em Janeiro de 2009, a Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu a Praça de Touros, alegando-se então que não existia tradição de tauromaquia em Viana do Castelo. A observação cingia-se naturalmente à tourada enquanto espectáculo, dissociando-a portanto das suas raízes mais profundas que estão na origem das festas do Espírito Santo e da Vaca das Cordas entre outras tradições. Ainda assim, interrogamo-nos se o espectáculo tauromáquico não possui tradição em Viana do Castelo?