Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO EXPÕE FOTOGRAFIAS SOBRE O CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

“O Caminho de Santiago de Compostela - um Caminho para todos”, no Castelo de Lanhoso

Está patente até ao dia 24 de março, no Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, a exposição de fotografia “O Caminho de Santiago de Compostela - um Caminho para todos”. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso conta com a parceria da Associação Espaços Jacobeus – Delegação de Braga nesta iniciativa. 

Palestra sobre os Caminhos de Santiago no Castelo de Lanhoso 1.jpg

De lembrar que esta mostra abriu ao público no passado dia 10 de março, sendo que, na mesma oportunidade, teve lugar uma palestra sobre o referido tema. “Conscientes da importância que o Castelo de Lanhoso representa para o nosso concelho, não só pela ligação histórica à D. Teresa, mas pela forma como catapulta o nome da Póvoa de Lanhoso no panorama nacional e internacional, temos vindo a reforçar e diversificar a oferta cultural para que este monumento nacional não proporcione apenas as tradicionais visitas. Queremos, portanto, aliar a carga histórica e simbólica ao mesmo tempo que incutimos sensações diferenciadoras aos visitantes, proporcionando, por outro lado, o conhecimento da história do nosso concelho”, refere o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues. “É com base neste propósito que surgiu esta palestra e a exposição de fotografias alusivas aos Caminhos de Santiago de Compostela, pois é um tema que tem vindo a merecer a nossa melhor atenção, até porque o Castelo de Lanhoso está intimamente ligado às peregrinações ao túmulo do apóstolo Santiago, desde logo pelo Bispo D. Pedro, responsável pela reforma ocorrida no Castelo de Lanhoso, entre 1070 e 1091, e pela própria D. Teresa que também se deslocou a Santiago de Compostela. O Município pretende continuar a reforçar a atratividade deste ex-libris municipal, até porque os resultados têm sido francamente positivos”, conclui o mesmo responsável.

A palestra em torno das peregrinações ao túmulo do apóstolo Santiago, o Maior, foi o mote para elucidar os presentes sobre as exigências e as constantes superações pessoais, físicas e psicológicas, que cada um tem que ultrapassar até alcançar a catedral de Santiago de Compostela.

Quem estiver interessado em aprofundar esta temática, pode visitar a exposição até ao dia 24 de março, no interior do Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, de quarta a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h30.

A título de curiosidade, é de referir que no fim-de-semana de 11 e 12 de março (que coincidiu com o início das Festas de S. José), passaram perto de 250 pessoas pelo interior da Torre de Menagem, provenientes de países como Portugal, Espanha, Peru e Japão.

Palestra sobre os Caminhos de Santiago no Castelo de Lanhoso 2.jpg