Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FOLCLORE DE PORTUGAL – O PORTAL DO FOLCLORE PORTUGUÊS

capture1

Desde há mais de dez anos que o folclore e a cultura tradicional portuguesa possuem na Internet um espaço privilegiado de encontro e divulgação. Trata-se do Portal do Folclore Português, no endereço http://www.folclore-online.com/.

Através deste Portal, único do género em Portugal e dos poucos existentes a nível internacional, pode aceder-se à mais variada informação relacionada com a nossa cultura tradicional e, principalmente, estabelecer ligação com as mais diversas instituições no país e no estrangeiro que se dedicam à sua preservação, nomeadamente ranchos folclóricos, museus etnográficos, casas regionais, grupos de cante, Zés pereiras, cantadores ao desafio e outros portais e organismos internacionais ligados ao folclore.

O Portal do Folclore Português possibilita a divulgação das mais diversas organizações e grupos folclóricos, bem assim as suas iniciativas, a divulgação de romarias e outros eventos culturais.

Uma das inúmeras vantagens deste Portal do Folclore consiste na facilidade com que, através da ligação que estabelece, poderem os grupos e outras associações estabelecerem permutas inclusivamente em eventos internacionais, beneficiando de contactos que de outra forma não se encontrariam tão facilmente acessíveis.

Associado ao Portal do Folclore é também editado o “Blog do Portal do Folclore Português” em http://portaldofolclore.blogspot.com/ com notícias actualizadas, o blog “Etnografia em Imagens” em http://etnografiaemimagens.blogspot.com/ que constitui uma autêntica base de dados de imagens de alguma forma relacionadas com o folclore e as respectivas regiões e ainda o blog “Passear em Portugal em http://passearemportugal.blogspot.com/ que dá a conhecer as maravilhas da nossa terra.

Por tudo o que o Portal do Folclore Português representa para a defesa e divulgação da nossa cultura tradicional, não podemos deixar de o sugerir a todos quantos na nossa região se encontram ligados ao folclore e etnografia de Portugal.