Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO DIVULGA POTENCIALIDADES DAS PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS

Cerca de 200 pessoas de todo o país participam, no próximo sábado, dia 3 de novembro de 2012, nas I Jornadas Técnicas “Plantas Aromáticas e Medicinais” promovidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave. O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, estará presente neste evento.

Apresentacao Jornadas PAM 1

As inscrições já se encontram encerradas. O seu elevado número obrigou à transferência destas jornadas para o Auditório de Fontarcada, no concelho povoense, em vez do Theatro Club. Pela mesma razão, a organização teve igualmente de ajustar o programa, que passa agora a abranger também uma parte do período da tarde.

Presentes como oradores estarão especialistas que irão abordar assuntos como Produção/Transformação, Certificação/Investigação, Comercialização e Apoios Financeiros / Proder. Para além da troca de ideias, estas jornadas vão permitir ainda aos participantes perceber a utilidade que as Plantas Aromáticas e Medicinais podem ter no nosso dia-a-dia e experimentar algumas iguarias culinárias, que se servem de plantas aromáticas e medicinais, através de um show cooking, a que o Hotel Rural Maria da Fonte se associa, mostrando como é que estas plantas podem ser utilizadas na gastronomia.

Assim, o programa prevê, pelas 9h00, a receção aos participantes. Pelas 9h30, é a sessão de abertura, com as presenças do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, e do Presidente da ATAHCA, Mota Alves. Segue-se, pelas 10h20, o primeiro painel sobre “Produção / Transformação”, com intervenções de Ziad Barazi da Empresa Aromáticas Vivas sobre “As Ervas Aromáticas usadas na culinária” e de Graça Soares da Empresa Ervas Finas sobre a “Produção de Ervas Aromáticas frescas”. O Diretor-Adjunto da DRAPN, Mário Araújo Silva, modera este painel. Segue-se, pelas 11h00, uma degustação de infusões. O segundo painel começa pelas 11h20, dedicado à “Certificação / Investigação” com intervenção sobre a “Certificação das Plantas Aromáticas e Medicinais” por Cristina Hagatong, Técnica da DGADR, e sobre “Medicinas alternativas, uma perspetiva científica” por Alberto Carlos Pires Dias. O Director Geral de Veterinária e Alimentação, Nuno Vieira de Brito, é o moderador. O terceiro painel tem o início marcado para as 12h00 e é sobre “Comercialização”, com intervenções sobre "Plantas Aromáticas e Medicinais, o valor acrescentado da Marca", por Conceição da Costa da Empresa Natural Concepts Lda. e sobre “Empreender na Fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais em Portugal” por Joaquim Cunha do Projeto EPAM. Segue-se o debate, pelas 12h40. Pelas 13h00, realiza-se um almoço volante e um show cooking com plantas aromáticas e medicinais. O quarto painel começa pelas 14h30, sobre “Apoios Financeiros / PRODER” com informação técnica para candidaturas por Luísa Hipólito da Direção Regional de Agricultura do Norte, MAMAOT. Modera este painel o Secretário Executivo da CIM do Ave, Manuel Sousa. Pelas 15h00, é o debate; pelas 15h30, é a leitura de conclusões por Isabel Mourão da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima; pelas 16h00, é a sessão de encerramento com o Presidente da ATAHCA, Mota Alves, a Vereadora da Câmara Municipal, Fátima Moreira, e o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso.