Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS VIRA CAPITAL DA GASTRONOMIA MINHOTA

Vai decorrer entre os dias 11 e 13 de Novembro, na cidade de Barcelos, o fim-de-semana do “Arroz pica no chão”, uma das mais famosas iguarias da cozinha tradicional minhota. Uma vez mais, o galo vai estar em destaque neste certame gastronómico no qual vão participar dezanove restaurantes do Concelho de Barcelos.

capture2

Com esta iniciativa, o município barcelense procura promover os paladares tradicionais da nossa região e, ao mesmo tempo, “potenciar a figura do galo como símbolo do concelho, nas suas diversas vertentes, incluindo a gastronómica”. A denominação arroz pica no chão é devida à procura do alimento no chão por parte dos galináceos como é habitual quando a sua criação é feita em ambiente caseiro.

Paralelamente, decorre em Barcelos a Feira da Castanha, uma digressão por algumas quintas com a realização de provas de vinho e, no dia 11, a Conferência Nacional das Rotas de Vinho que terá lugar no Auditório Municipal.

Barcelos tem vindo a realizar regularmente diversas iniciativas gastronómicas, destacando diversas especialidades da nossa região como as papas de sarrabulho, os rojões, o bacalhau e os galináceos.