Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

REVISTA DO MINHO: UM PROJECTO QUE SUCUMBIU À NASCENÇA

A “Revista do Minho” foi um projecto interessante e ousado que surgiu há precisamente 25 anos. Interessante porque, ao contrário da generalidade da imprensa da nossa região, visava tratar o Minho numa perspectiva integrada, vendo-o como um todo homogéneo, sem descurar contudo as especificidades próprias de cada concelho e das próprias sub-regiões. Ousado porque a tiragem de 5 mil exemplares do seu primeiro e único número talvez fosse exagerada logo de início, atendendo sobretudo a que a publicidade decerto não cobria todos os seus custos de produção. Em todo o caso, uma iniciativa que reputamos do maior interesse e que apenas lamentamos o facto de não ter registado continuidade para além do primeiro número.

Dirigido por Mário Leitão, a “Revista do Minho” deveria ter periodicidade mensal e propunha-se “defender os interesses da região minhota e do país”, “promover as populações minhotas e defender o seu património”, criar espaços de diálogo e intercâmbio, cultural, artístico, desportivo, turístico e recreativo” e “patrocinar e promover, dentro das suas possibilidades, conferências, exposições, cursos, viagens e outras actividades”. Aquela publicação que se assumia como “uma revista mensal de informação, cultura e turismo”, manifestava-se “aberta à colaboração de todas as pessoas ou entidades que desejem participar na prossecução dos seus objectivos”, reservando-se “o direito de publicar a colaboração que lhe seja enviada”.

Aqueles princípios que constituíam o seu “Estatuto Editorial” são, no essencial, os mesmos que norteiam o BLOGUE DO MINHO.