Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFE LEVA SENIORES À QUINTA DA MALAFAIA

A Câmara Municipal de Fafe levou 1400 seniores a divertir-se na Quinta da Malafaia, em Esposende. Como vem acontecendo ininterruptamente desde 2005, a Câmara de Fafe organizou, na Quinta da Malafaia, um mega-almoço dedicado aos seniores da área do município, como forma de comemorar da melhor maneira o Dia Internacional do Idoso.

DSC_6558

De Fafe, manhã cedo, partiram mais de duas dezenas de autocarros com cerca de 1400 seniores provenientes de todas as freguesias do concelho, com o apoio das respectivas juntas de freguesia e de todas as instituições particulares de solidariedade social.

A ação foi acompanhada pelo presidente da edilidade José Ribeiro, pelo vice-presidente, Antero Barbosa e pelos vereadores Vitor Moreira e Helena Lemos, além de outros elementos do gabinete da autarquia.

Os participantes começaram por assistir à tradicional missa concelebrada pelos párocos Abel Maia, Pedro Daniel Marques, José Peixoto Lopes e José Marques.

O padre Abel Maia aproveitou a oportunidade para se apresentar, porquanto tomou posse da paróquia de Fafe apenas no domingo passado, e louvou o Presidente da Câmara por esta “feliz iniciativa” de proporcionar aos idosos um dia diferente.

O Presidente José Ribeiro usou da palavra a seguir para agradecer aos diversos intervenientes e organizadores do evento, deixando a sua gratidão ao Padre Maia pelas palavras amáveis que lhe dirigiu e desejou-lhe os maiores êxitos na sua nova missão.

Agradeceu ainda às instituições e Juntas de Freguesia do concelho, que deram o seu melhor contributo para o êxito da iniciativa e a todos e a cada um dos presentes que manifestaram, assim, “mente aberta para conviver com os amigos, o que não acontece com todos, pois muitos mais poderiam vir e ficam em casa”.

O autarca considerou que a festa é um reconhecimento “por tudo o que os idosos fizeram pela sociedade fafense” e engloba-se num conjunto de atividades que ao longo do ano a autarquia dedica aos seniores e que incluem ginástica semanal, frequência da piscina municipal, espetáculos de teatro e intercâmbio de lares.

“Estas festas e convívios são melhores que muitos xaropes e comprimidos. No dia de hoje não há doenças” – afirmou o Presidente da Câmara, num discurso pontuado por imensos aplausos.

José Ribeiro afiançou que “nem a crise nos faz desviar deste imperativo: é minha obrigação preocupar-me convosco”.

Tal como havia afirmado no ano anterior, “não vamos cortar neste sector, porque traz felicidade às pessoas. Não haverá crise, nem dificuldades que nos impeçam de vos proporcionar estes momentos de felicidade”.

Estes momentos servem para reforçar os laços de amizade, de solidariedade e de convívio entre os idosos, ajudando a combater a solidão e os problemas do quotidiano.

DCS_9278

AUTARQUIA FAFENSE NÃO DEVE UM CÊNTIMO AOS FORNECEDORES

O Presidente da Câmara aproveitou para comunicar aos presentes que “desde a passada sexta-feira a autarquia não deve nada aos fornecedores”, uma afirmação que foi vivamente aplaudida.

Afirmando não nadar em dinheiro, assegurou que a Câmara “tem princípios e rigor que nos orgulha”. “Na gestão dos dinheiros públicos, temos de repartir bem os recursos, a começar pelos dedicados aos idosos” – considerou.

José Ribeiro reafirmou que, no próximo ano, a iniciativa será repetida, o mesmo acontecendo com o município de Fornos de Algodres, também presente na Malafaia e com quem Fafe vai estabelecer um intercâmbio, segundo anunciou o autarca.

“Para o ano cá estaremos!” – conclui o presidente da Câmara.

A tarde foi, assim, de festa, de animação, de dança, de confraternização entre todos, como se a juventude regressasse às pernas e ao coração dos seniores fafenses, ao menos durante um dia!

DSC_6387

INICIATIVAS DIVERSIFICADAS ASSINALAM SEMANA DO IDOSO 

A festa da Malafaia culminou uma semana de atividades organizadas para os idosos fafenses.

A Semana Sénior de Fafe decorreu entre 24 e 28 de setembro, com atividades desportivas, recreativas e culturais, em diversos espaços da cidade e que tiveram a participação de utentes das diferentes instituições da cidade e das freguesias mas também de outros cidadãos que nelas quiseram participar.

A semana arrancou com a realização de uma aula de Hidroginástica, na Piscina Municipal e continuou na terça-feira com uma aula de ginástica, no Pavilhão. Devido ao mau tempo, foi cancelado o piquenique intergeracional, previsto para o parque de merendas de Santo Ovídio.

Na tarde de quarta-feira, foi exibido o filme “Aldeia da Roupa Branca”, na Sala Manoel de Oliveira, para algumas dezenas de idosos e na quinta-feira o Teatro-Cinema encheu para os idosos assistirem à peça “O Espelho”, pela Jangada teatro.

Finalmente, no dia 28, uma aula de Ginástica intergeracional, na Praça 25 de Abril, concluiu as atividades previstas para esta semana.

Nas atividades participaram algumas centenas de seniores locais.

DCS_9107

DSC_6438

DSC_6533