Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO ASSINALA DIA DO CONCELHO

No âmbito das comemorações do Dia do Concelho (25 de Setembro), a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso preparou um programa específico que engloba sessões de história local com estudantes, inaugurações (com destaque para a do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes) e a Sessão Evocativa com homenagens a Povoenses e com a presença do Ministro da Educação, Nuno Crato.

image009

Refletir sobre o passado, o presente e o futuro são os objetivos desta iniciativa. É o terceiro ano que a Câmara Municipal assinala o 25 de Setembro, data escolhida por representar o nascimento do concelho há precisamente 720 anos. Trata-se ainda de uma oportunidade para homenagear pessoas e entidades locais que têm contribuído para o desenvolvimento social, económico, cultural ou desportivo da Póvoa de Lanhoso.

Em 2012, a Câmara Municipal irá homenagear o atleta paralímpico na modalidade de Boccia Domingos Vieira e um antigo dirigente associativo, ligado à Banda de Música de Calvos, Joaquim Pereira Alves. Estas homenagens, com a entrega de medalhas alusivas, decorrem durante a Sessão Evocativa, agendada para o Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes.

O programa começou, contudo, na manhã deste dia 24 de setembro, com a iniciativa “A História da Nossa Terra”, com a participação do historiador Povoense Paulo Freitas, junto de estudantes da EPAVE e da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

No dia 25 de setembro, o programa prevê, pelas 14h00, a inauguração de obras executadas, ou seja, do Polidesportivo do Pontido, do Caminho Agrícola da Camaroa, na Freguesia de Serzedelo, e do Caminho Agrícola do Carvalho de Calvos, na Freguesia de Calvos. Pelas 16h30, é a inauguração do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, na Freguesia de Campo, seguida de Sessão Solene Evocativa do Dia do Concelho presidida pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.