Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAREDES DE COURA PROMOVE CONFERÊNCIAS SOBRE ANTIGOS MOSTEIROS BENEDITINOS

image0011

O Arquivo Municipal de Paredes de Coura promove, no próximo dia 28 de Outubro, pelas 18 horas e 30, as conferências “Tibães no Arquivo Secreto do Vaticano”, da autoria de Micaela Ramon, professora auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, e “Na Rota dos Mosteiros Beneditinos: Luz e Trevas sobre Ganfei”, da mestre em Teoria da Literatura, pela Universidade do Minho, Ana Paula Ferreira. A primeira oradora procurará desvendar alguns aspetos indicadores da importância do mosteiro beneditino de Tibães no contexto das relações de Portugal com o mundo, nomeadamente durante o período da expansão portuguesa, a partir das referências que o vastíssimo Arquivo Secreto do Vaticano faz a documentos produzidos por religiosos daquele mosteiro.

Por seu turno, ainda dentro da mesma atmosfera temática, a docente e investigadora Ana Paula Ferreira propõe-se reavivar a “fervilhante” actividade cultural e espiritual do mosteiro beneditino de Ganfei, com base no estudo aprofundado das Memórias escritas pelo monge tibanense Frei António da Assunção Meireles. A reconstituição da história dessa casa religiosa levar-nos-á às ligações a Paredes de Coura, numa viagem ao passado que se prende com a própria História de Portugal.

Micaela Ramon é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, onde lecciona Literatura Portuguesa dos períodos Renascentista, Maneirista e Barroco e Português como Língua Estrangeira em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. É licenciada em ensino de Português–Francês, mestre em ensino da Língua e da Literatura Portuguesas e doutorada em Literatura Portuguesa por aquela Universidade. Tem publicada a obra Os Sonetos Amorosos de Camões. Estudo Tipológico, sendo igualmente autora de cinco verbetes do Dicionário Camoniano, elaborado sob a coordenação do Prof. Doutor Vítor de Aguiar e Silva.

Licenciada em Português – Francês, pela Universidade de Évora, em 1995, Ana Paula Ferreira é professora do Ensino Básico e Secundário, desde 1990, tendo desempenhado ao longo da carreira vários cargos, entre os quais o de Presidente do Órgão de Gestão da Escola Secundária de Paredes de Coura. Concluiu o Mestrado em Teoria da Literatura, área de especialização em Literaturas Lusófonas, na Universidade do Minho, tendo desenvolvido a sua dissertação sobre o manuscrito Memórias para a História particular do Mosteiro de Ganfei, de Frei António da Assunção Meireles.

Recorde-se que as conferências temáticas se integram na estratégia de dinamização cultural prosseguida pelo Arquivo Municipal de Paredes de Coura, aberto ao público em 5 de Maio de 2008, a par da organização de exposições, lançamento de livros, coordenação de projectos pedagógicos, visitas guiadas, entre outras iniciativas de interacção com a comunidade.

20506277