Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA EXPÕE PINTURA DE RICARDINA SILVA

Na Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, encontra-se patente ao público até ao próximo dia 30 de Outubro a exposição de pintura de Ricardina Silva, podendo ser visitada de Segunda a Sábado, das 9h30 às 12h30 e das 12h30 às 18 horas. Aos Domingos, a exposição encontra-se aberta das 10 h às 12h30 das 15h às 18h.

PA140257

O título da exposição é “Olhar/Sentir” porque, como refere a pintora, “esta exposição pretende estimular sentimentos, emoções e olhares… interpretações e diferentes formas de ver e sentir a arte”.

A exposição é composta por pinturas a óleo, acrílico e técnica mista.

A pintora Ricardina Silva é natural de Esposende e vive actualmente em Leiria. Como ela própria refere, “desde tenra idade que adorava desenhar apenas com um lápis e uma folha branca, guardava todos os desenhos num dossier”. Aos dezassete anos experimentou a pintura sobre tela em acrílico.

Em 2006 realizou a primeira exposição e, a partir de então nunca mais parou. Sucederam-se os concursos e as bienais, passou a experimentar outras técnicas como a pintura a óleo, mista, pastel, aguarela e os desenhos começaram a ser realizados a carvão e grafite.

Para a artista, “cada obra é como um poema harmonioso, de cores luminosas que transparecem num clima rimático e transmitem a paz interior que desejo. Quando realizo um desenho ou uma pintura entrego o meu coração… a minha alma. É como se viajasse para um sítio maravilhoso e mágico, onde não existe o sofrimento, mas sim alegria e cor. Normalmente, para a realização das minhas obras utilizo diversas técnicas como o óleo, o acrílico e a mista. Apesar do diversificado leque de temáticas que já executei, nas minhas obras a que predomina é a do mar, remontando às minhas origens”.

PA140256

PA140250

PA140258

PA140259