Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GRUPO DE DANÇAS E CANTARES BESCLORE DANÇA NA TARDE MINHOTA EM OLIVAL BASTO, NO CONCELHO DE ODIVELAS

O Grupo de Danças e Cantares Besclore vai participar na Tarde Minhota que se realiza no próximo dia 24 de junho, em Olival Basto, no Concelho de Odivelas, às portas de Lisboa. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Grupo Folclórico e Etnográfico verde Minho e da Junta de Freguesia de Olival Basto.

Vão também participar, além dos grupos referidos, o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do Minho, o Grupo Folclórico Vale Flores, Grupo de Concertinas do Verde Minho, Escola de Concertinas Filipe Oliveira e, nas arruadas, o Grupo de Bombos Os Amarantinos, da Casa do Concelho de Amarante e o Grupo de Gaiteiros da Freiria.

Fundado há vinte e cinco anos e maioritariamente constituído por funcionários do grupo BES e seus familiares, o Grupo de Danças e Cantares Besclore representa as danças, os cantares e os trajes de várias regiões do Minho, com referência aos finais do século XIX e começos do século XX. Como ele próprio refere, a sua representação incide na “exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d'Arga e Soajo”.

BESCLORE2012 265

BESCLORE2012 270