Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GRUPO ETNOGRÁFICO DANÇAS E CANTARES DO MINHO PARTICIPA NA TARDE MINHOTA EM OLIVAL BASTO, NO CONCELHO DE ODIVELAS

O Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho vai participar na Tarde Minhota que se realiza no próximo dia 24 de junho, em Olival Basto, no Concelho de Odivelas, às portas de Lisboa. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Grupo Folclórico e Etnográfico verde Minho e da Junta de Freguesia de Olival Basto.

GEDCMinho-Benfica 126

Vão também participar, além dos grupos referidos, o Grupo de Danças e Cantares Besclore, o Grupo Folclórico Vale Flores, Grupo de Concertinas do Verde Minho, Escola de Concertinas Filipe Oliveira e, nas arruadas, o Grupo de Bombos Os Amarantinos, da Casa do Concelho de Amarante e o Grupo de Gaiteiros da Freiria.

Considerado o decano dos grupos folclóricos minhotos na região de Lisboa, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho foi fundado em 16 de maio de 1980. Este grupo é formado predominantemente por minhotos radicados na capital e tem como objetivos recolher, preservar e divulgar a cultura tradicional minhota. É dirigido desde a sua fundação pelo sr. Joaquim Pinto, descendente de limianos.

Ao longo da sua existência, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho tem levado o folclore minhoto a todo o país e ainda a números países como Espanha, França, Alemanha, Polónia, Hungria, Holanda, Marrocos, Brasil, Eslováquia, Lituânia, Turquia, Malta e Japão onde, aliás, participou nas comemorações dos 450 anos da chegada dos Portugueses àquele país.

Este Grupo tem o apoio técnico da Federação do Folclore Português, está também inscrito no INATEL, na Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio e preside atualmente à “Associação do Distrito de Lisboa para Defesa da Cultura Tradicional Portuguesa”. Encontra-se sediado na Junta de Freguesia de Benfica em Lisboa, cidade onde todos os anos organiza o festival de folclore “Cidade de Lisboa”.

GEDCMinho-Benfica 109

GEDCMinho-Benfica 108