Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EM VIZELA AINDA NÃO DECIDIMOS SE VAMOS APRESENTAR A “NOSSA” PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

-Afirma o Sr. Dinis Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vizela 

Dinis Costa 1

Não são as freguesias existentes no País que provocaram o estado em que vivemos. E, não é a extinção de cerca de 1.500 que vai fazer com que a economia cresça e que as dívidas acabem. A extinção das freguesias só vai fazer com que os cidadãos se sintam mais isolados. Porque, muitas vezes, em muitos locais, os presidentes de junta, cargo que ocupei durante 12 anos e mais dois enquanto membro de uma Comissão Administrativa, são os “confidentes”, os “amigos” das suas populações.

O Governo quer que sejam as Assembleias Municipais a decidirem quais as freguesias que se fundam e, assim, extinguir algumas delas. Sinceramente, não tenho qualquer vontade de decidir sobre uma matéria que não me compete e com a qual nem sequer concordo. É uma decisão que vou tomar em consonância com o meu grupo parlamentar.

No entanto, as câmaras municipais, mesmo que não exerçam a iniciativa para a deliberação sobre a reorganização administrativa, devem apresentar à assembleia municipal um parecer sobre a reorganização do território das freguesias do respetivo município.

Em Vizela, e como já referi, ainda não decidimos se vamos apresentar a “nossa” proposta de reorganização administrativa, ou se vamos esperar que seja a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território a decidir.

O que sei, tal como todos os outros autarcas, é que é um assunto que jamais será pacífico, porquanto um técnico poderá decidir que aquele é o formato ideal para aquele Concelho, enquanto a população local tem uma opinião diferente.

É fácil fazermos leis e tomarmos medidas sentados na secretária. No terreno, as coisas são bem diferentes!

Sr. Dinis Costa

Presidente da Câmara Municipal de Vizela