Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

O MINHO EM LISBOA: DE PONTE DE LIMA VEIO O RANCHO DAS LAVRADEIRAS DE SÃO MARTINHO DA GANDRA

São Martinho da Gandra é terra de grandes tradições na defesa e divulgação do folclore minhoto. Com mais de meio século de existência, o Rancho das Lavradeiras de São Martinho da Gandra é um dos mais conhecidos e apreciados agrupamentos folclóricos do Alto Minho. As suas danças são vivas e alegres, aproximando-se dos ritmos característicos das danças das gentes de Arcos de Valdevez. Os trajes, o batimento das castanholas e as coreografias são o que há de mais vivo no folclore do Concelho de Ponte de Lima.

BESCLORE2012 205

Situada na margem esquerda do Rio Lima, as gentes de São Martinho da Gandra viviam outrora a azáfama do transporte de pessoas e mercadorias que, no cais do Carregadouro, embarcavam com destino a Viana do Castelo. A fiação e a tecelagem do linho e da lã, os bordados e as rendas fazem parte do artesanato caraterístico desta terra que também é de montanha e que recebeu do Criador algumas das mais deslumbrantes paisagens com que deslumbra o visitante.

O Rancho das Lavradeiras de São Martinho da Gandra, de Ponte de Lima, foi um dos grupos minhotos que participou no festival “O Minho em Lisboa – VII Encontro de Cultura Tradicional Minhota” organizado pelo Grupo de Danças e Cantares Besclore. As gentes de São Martinho da Gandra trouxeram a Lisboa o ritmo e a alegria das suas danças e cantares bem características do Alto Minho.

BESCLORE2012 070

BESCLORE2012 071

BESCLORE2012 148

BESCLORE2012 149

BESCLORE2012 185

BESCLORE2012 194

BESCLORE2012 207

BESCLORE2012 208

BESCLORE2012 218