Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

O MINHO EM LISBOA: DE FAMALICÃO VEIO O RANCHO REGIONAL DE FRADELOS

Perde-se nos tempos a origem de Fradelos, outrora denominada São Paio de Santa Leocádia de Fradelos de Pedras. Fradelos tem como padroeira Santa Leocádia, tornada mártir ao tempo do imperador Diocleciano, uma época que ficou marcada pelas constantes perseguições aos cristãos nomeadamente na Península Ibérica. 

BESCLORE2012 054

É tradição local, por ocasião da Festa do Espírito Santo que se realiza anualmente, as crianças darem ao colo do pai algumas voltas à capela e, após a procissão, passarem por debaixo do andor do Espírito Santo e nele baterem três vezes com a cabeça. Deve-se este costume a uma crença popular segundo a qual, nos casos em que a mãe beba vinho ao mesmo tempo que amamenta o filho, este virá a sofrer do “mal da gota”.

O Rancho Regional de Fradelos foi um dos grupos minhotos que participou no festival “O Minho em Lisboa – VII Encontro de Cultura Tradicional Minhota” organizado pelo Grupo de Danças e Cantares Besclore. Fradelos trouxe a Lisboa as danças e cantares característicos do Baixo Minho, com os seus ritmos suaves mas melodiosos, exibindo a robustez e desenvoltura das suas moças que um dia o mestre José Malhoa tão bem retratou num dos seus magníficos quadros – “As Vindimas”!

BESCLORE2012 065

BESCLORE2012 066

BESCLORE2012 068