Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GRUPO DE DANÇAS E CANTARES BESCLORE TROUXE O MINHO A LISBOA

Lisboa viu hoje desfilar a alegria e o colorido do folclore do Minho. O Grupo de Danças e Cantares Besclore levou a efeito mais uma edição do seu festival “O Minho em Lisboa – VII Encontro de Cultura Tradicional Minhota” que, ano após ano, vem alcançando grande notoriedade pela qualidade da organização e pela escolha criteriosa dos grupos folclóricos participantes, sendo visível a preocupação de o tornar o mais representativo possível em relação à região.

A festa começou a partir do Largo de Camões, com o grupo de bombos “Os Amarantinos”, da Casa do Concelho de Amarante, a abrir o desfile em direção à Praça da Figueira onde os grupos subiram ao palco para fazerem a sua exibição, logo seguido do grupo anfitrião – o Grupo de Danças e Cantares Besclore.

De Vila Nova de Famalicão veio o Rancho Regional de Fradelos, de Ponte de Lima o Rancho das Lavradeiras de São Martinho da Gandra com a vivacidade caraterística do folclore alto-minhoto, de Guimarães o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Conde, S. Martinho e de Barcelos, o Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Abadia.

Numa tarde soalheira, o Minho mostrou todo o esplendor dos seus trajes, a beleza inconfundível do seu folclore e das suas danças e cantares que proporcionaram um dia alegre e agradável a centenas de pessoas que tiveram a oportunidade de presenciar à atuação generosa de alguns dos mais conceituados grupos folclóricos minhotos. E, uma vez mais, a nossa região deu-se a conhecer na capital do país, graças a uma iniciativa a todos os títulos louvável do Grupo de Danças e Cantares Besclore.

BESCLORE2012 046

BESCLORE2012 057

BESCLORE2012 061

BESCLORE2012 064

BESCLORE2012 262

BESCLORE2012 265

Fundado há vinte e cinco anos e maioritariamente constituído por funcionários do grupo Banco Espírito Santo (BES) e seus familiares, o Grupo de Danças e Cantares Besclore representa as danças, os cantares e os trajes de várias regiões do Minho, com referência aos finais do século XIX e começos do século XX. Como ele próprio refere, a sua representação incide na “exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d'Arga e Soajo”.

Como vem sendo habitual, o BLOGUE DO MINHO acompanha e regista as iniciativas mais relevantes e significativas que dizem respeito à nossa região, qualquer que seja o local do país ou do estrangeiro onde tenham lugar.

BESCLORE2012 270

BESCLORE2012 271

BESCLORE2012 275

BESCLORE2012 280

BESCLORE2012 291

BESCLORE2012 299

BESCLORE2012 303

BESCLORE2012 309