Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIANA DO CASTELO: GEÓGRAFO ÁLVARO DOMINGUES APRESENTA NO MUSEU DO TRAJE O LIVRO “VIDA NO CAMPO” DE SUA AUTORIA

Integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, Álvaro Domingues vem ao Museu do Traje de Viana do Castelo apresentar o seu livro “Vida no Campo”, no dia 17 de Maio, 5a feira, a partir das 18.30.

Porque o Museu estuda a integração do traje no seu contexto sociocultural, na sua “paisagem", nomeadamente através da rede de núcleos museológicos, vimos convidar a partilhar este olhar inteligente e atento sobre a ruralidade portuguesa.

"Vida no Campo é uma metáfora sobre a perda do Portugal Rural e um antídoto contra o mau viver pelo despovoamento e abandono, ou, noutro registo, pela profunda metamorfose que vai lavrando pelo país dos (ex)agricultores com o desaparecimento das suas práticas ancestrais, modos de vida, territórios e paisagens. Esta não é uma questão menor. Paisagens de lamentações..., ruínas, em muitos casos. Como a língua ou a história, a paisagem é um poderoso marcador identitário, uma casa comum.” (in A Vida no Campo, pág. 15)

Álvaro Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde também é investigador no CEAU – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo.

Para além das suas funções docentes na Universidade do Porto e noutras universidades, publica com regularidade sobre temáticas relacionadas com a geografia urbana, o urbanismo e a paisagem. Das suas obras mais recentes, sem falar de A Rua da Estrada, destacam-se Políticas Urbanas I e Políticas Urbanas II (com Nuno Portas e João Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 e 2011), Cidade e Democracia (Argumentum, 2006).

Vida no Campo integra uma trilogia de que já foi editado A Rua da Estrada e em 2013 será editado Volta a Portugal.