Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

OLIVAL BASTO (ODIVELAS) VIRA ARRAIAL MINHOTO!

O Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho” vai realizar no próximo dia 24 de junho, uma “Tarde Minhota” em Olival de Basto, integrada nas festas daquela vila do Concelho de Odivelas, às portas de Lisboa. A iniciativa, conta ainda com a participação de diversos agrupamentos folclóricos e de música tradicional portuguesa, representativos de várias regiões do país e tem como palco o Ringue da Junta de Freguesia de Olival de Basto.

À semelhança dos anos anteriores, está programada para as 15,30 a realização de um desfile etnográfico pelas ruas da Freguesia a que se seguirá pelas 17 Horas a atuação dos grupos participantes no referido ringue junto á Sede da Freguesia. A abrir o desfile, o Grupo de Gaiteiros da Freiria, de Torres Vedras e o Grupo de Bombos Amarantinos da Casa de Amarante, vão rufar os bombos, emprestando um ambiente de festa muito ao jeito das alegres romarias do norte de Portugal.

Este Encontro Cultural denominado “Tarde Minhota” que, ano após ano tem vindo a adquirir cada vez maior notoriedade, conta na presente edição com a participação do Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares do Minho, Rancho Folclórico Vale Flores, Feijó, Grupo de Danças e Cantares Besclore, Grupo de Gaiteiros da Freiria, Grupo de Bombos Amarantinos, e naturalmente o anfitrião Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares ”Verde Minho”, além dos referidos grupos de bombos. A apresentação está a cargo de, Arlindo Gomes dos Santos, conhecido crítico do folclore.

O espetáculo propriamente dito será antecedido pela cerimónia de imposição de insígnias nos estandartes dos grupos participantes.

De referir que o Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho” faz os seus ensaios todos os sábados á noite no Pavilhão Multiusos cedido pela Junta de Freguesia de Olival Basto e é uma associação cultural constituída por minhotos e amigos que vivem na região de Lisboa e concelhos limítrofes, os quais procuram manter vivas as suas raízes culturais e as tradições da sua região de origem. Tal como disse um dia o escritor transmontano Miguel Torga, “…no Minho tudo é verde, o caldo é verde, o vinho é verde…” – não podiam, pois, os minhotos que vivem neste local, deixar de tomar para si a identificação cromática que caracteriza a sua região.

Este Encontro Cultural, organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho”, em colaboração com a Junta de Freguesia local, constitui uma das iniciativas mais salientes no âmbito da cultura tradicional portuguesa que se realiza nesta região ás portas de Lisboa, constituindo simultaneamente um momento privilegiado de confraternização entre pessoas provenientes de diferentes regiões do país, tendo como palco uma localidade que se insere na região porventura mais característica e representativa da cultura saloia – a Vila de Olival de Basto, no Concelho de Odivelas!

Fotos do Verde Minho 2010 025