Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DANÇAS E CANTARES VERDE MINHO É O RANCHO DA JUVENTUDE

O "Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Verde Minho", sedeado em Loures, transpira juventude e alegria. Dezenas de jovens cantam e dançam, tocam a concertina e o bombo, o cavaquinho e o reque-reque. Eles representam as danças e cantares, os usos e costumes do Alto Minho, na maior parte das vezes a terra de origem dos seus pais.

Com o "Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Verde Minho" percorrem o país de lés a lés, exibem as nossas tradições e são invariavelmente acarinhados nas localidades em que são recebidos. Mais ainda, no contacto directo com o folclore, aprofundam os seus conhecimentos de música, etnografia e antropologia. E, sobretudo, criam novas e saudáveis amizades com outros jovens que partilham dos mesmos interesses.

Com um espírito sempre irrequieto característico da sua juventude, o "Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Verde Minho" decidiu abrir as suas portas à entrada de novos elementos que nele queiram participar. Nesse sentido, encontram-se abertas as inscrições para a entrada de bailadores de ambos os sexos e de tocadores de concertina.

Esta constitui uma oportunidade para muitos jovens estabelecerem novas amizades e, ao mesmo tempo, representarem a nossa cultura popular. Como compreenderão, as inscrições serão limitadas em virtude da própria composição do Grupo Folclórico, pelo que se recomenda aos interessados que o façam com a maior brevidade. Seguramente, irão orgulhar-se por pertencer a uma associação cultural com o prestígio e historial que apenas o "Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Verde Minho" possui, reconhecido por diversas instituições e sobretudo pela região que representa – o Minho!.. Contacte-nos 964006657

Teotónio Gonçalves

Fotos do Verde Minho 023