Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JOGO DA BILHARDA IMPLANTA-SE EM PORTUGAL

Desde 2005, a bilharda começou a ter um carácter desportivo na Galiza. As pessoas que fomentaram a aparição da Liga Nacional de Bilharda (LNB) modernizaram o sistema de jogo conferindo-lhe um novo atrativo. O que sempre foi considerado como um jogo de crianças convertia-se em mais uma modalidade desportiva.

bilharda3

Fez-se um regulamento e criou-se a liga, que teve o seu início no nordeste galaico: na marinha lucense, onde se jogou principalmente as primeiras temporadas, onde se estabeleceu um título individual e um por equipas. Com o decurso do tempo foi-se espalhando por todo o país e chegou-se ao sistema de competição por conferências que abrangem diferentes comarcas, emulando sistemas doutros desportos como o basquetebol ou o futebol americano nos Estados Unidos de América.

Destas conferências, após vários meses de competição, saem as equipas, também conhecidas como franquias, e as jogadoras e jogadores individuais que disputam num único dia a final nacional.

Na Liga Nacional de Bilharda compete-se em cada uma das jornadas sem fazer separação entre sexos e idades. Pode-se ver numa mesma jornada de liga pais, mães, filhas, filhos, netas e netos competir com um mesmo objetivo.

Alguns dos campeonatos são amenizados por música galega, chegando incluso a ter algumas vezes atuações musicais ao vivo. É importante também a implicação e participação de diversas associações culturais e de centros sociais autogeridos.

bilharda

Regulamento básico da LNB

Fundamento do jogo:

O jogo consiste em tratar de chegar coa bilharda até o varal antes que o rival. A bilharda tem que estar inicialmente no chão. Em cada tirada recebe um primeiro golpe com o palão para levantá-la no ar, onde é de novo golpeada em direção ao varal, que seria uma espécie de baliza. Se a bilharda não é golpeada antes de cair no chão há que voltar ao ponto de partida. Uma vez no ar a bilharda pode ser golpeada tantas vezes como for possível antes de tocar o chão.

Normas do jogo:

As partidas realizam-se num campo de forma retangular e com umas medidas de 50 metros de longo por 20 metros de largo. O campo tem marcadas as medidas do mesmo com uma linha que une todos os pontos do mesmo. Ao mesmo tempo num dos laterais de 20 metros tem marcado no centro um quadrado de 60 cm x 60 cm denominado zona de saída. No outro lateral está marcado o varal que tem uma medida de 3,60 metros de longitude. O varal não tem uma altura delimitada. Se a bilharda sair pela linha de fundo há que voltar para o lugar de onde se efetuou o lançamento. O mesmo acontecerá se a bilharda sair pela linha de 50 metros sem tocar o chão. Em caso de tocar o chão antes de ir fora, o seguinte golpe será do lugar por onde a bilharda saiu.

bilharda2

bilharda

(francês billard, taco para bilhar)

1. Antigo jogo de rapazes que consiste em fazer saltar com um pau comprido, outro mais pequeno aguçado nas duas extremidades, procurando-se que este não caia dentro de um círculo que se traçou no chão.

2. O pau mais pequeno que entra nesse jogo.