Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FUNDAÇÃO PT PERMITE REQUISITAR BANDA LARGA MÓVEL GRATUITA NA BIBLIOTECA DE PAREDES DE COURA

Iniciativa pioneira: requisição de Banda Larga Móvel como se de um livro se tratasse

A Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) acaba de celebrar um protocolo com a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Paredes de Coura, que consiste na possibilidade de requisitar Banda Larga Móvel da mesma forma que se requisita um livro.

unnamed (1)

A partir de hoje, no âmbito da iniciativa “Serviço de empréstimo ao domicílio de banda larga”, a Fundação PT e a Biblioteca Aquilino Ribeiro asseguram gratuitamente aos seus visitantes o empréstimo de placas de Banda Larga Móvel, contribuindo para reforçar no seio da comunidade de Paredes de Coura o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Cada utilizador poderá, através deste serviço proporcionado em parceria pela Fundação PT e a Biblioteca Aquilino Ribeiro, requisitar por um período máximo de quatro dias uma placa Banda Larga Móvel 3G.

Este piloto é um marco pioneiro na democratização da Banda Larga Móvel e na dinamização do universo escolar do concelho de Paredes de Coura, com cerca de 1200 alunos, que passarão assim a poder aceder, gratuitamente, dentro ou fora da biblioteca, a uma das ferramentas mais revolucionárias do domínio das TIC.

A Fundação PT posiciona-se deste modo como agente decisivo na popularização do acesso avulso à Internet, em qualquer lugar, em qualquer momento, contribuindo uma vez mais com pioneirismo para integrar através da educação e aliar à mesma fatores de desenvolvimento tecnológico. 

Sobre a Fundação PT

A Fundação PT, instituição privada sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, tem por objeto exprimir e concretizar o compromisso de intervenção social e apoio ao desenvolvimento da Portugal Telecom, promovendo e apoiando projetos, iniciativas e atividades que contribuam para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e o combate à info-exclusão, bem como para o desenvolvimento dos  usos sociais das tecnologias de informação e comunicação e a promoção da inovação e do desenvolvimento.

Sobre a Biblioteca Aquilino Ribeiro

A Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro foi inaugurada em 13 de julho de 2013 pelos familiares do escritor, numa homenagem a um dos maiores escritores da língua portuguesa que dedicou um dos mais importantes romances, “A Casa Grande de Romarigães”, aos usos e costumes do povo de Paredes de Coura, aos paladares apurados e aos sabores mais delicados do Alto Minho. Este novo espaço cultural apresenta excelentes condições de acolhimento e apoio aos utilizadores, um maior leque de fundos bibliográficos, periódicos e diários, bem como um maior e renovado espaço audiovisual e multimédia, que conta também com um vasto número de novas aquisições áudio e videográficas, sistemas de projeção e computadores. A atual Biblioteca reforça, desta forma, a sua missão na promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer, de um modo gratuito e universal.