Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DA BARCA: ENTERRO DO PAI VELHO REGRESSA AO LINDOSO

A partir de amanhã e até ao próximo dia 21 de fevereiro, regressam ao Lindoso os tradicionais festejos carnavalescos do Enterro do Pai Velho. Logo pela manhã, o cortejo percorre os caminhos da aldeia, no lugar do Castelo.

402042_340533162658410_100001051889188_1105708_307

Foto: Câmara Municipal de Ponte da Barca

À frente, um carro de bois devidamente engalanado com uma base de ramagens de cedro, bucho, cameleira e mimosa leva o busto de madeira do Pai Velho. Segue-se o “Carro das Ervas” com os bois enfeitados com ramos de flores nos chifres, conduzido pela lavradeira e seguido pelas tradicionais rusgas ao som da concertina, do bombo, dos ferrinhos e das castanholas. E, porque de entrudo se trata, não faltam no cortejo os foliões mascarados a preceito.

O “Pai Velho” é um boneco cujo busto é de madeira de castanho e o corpo de palha. Por volta da meia-noite, tem lugar o “Enterro do Pai Velho” propriamente dito. É então lido o testamento que cumpre a sua função de sátira social, terminando com uma grande fogueira onde o “Pai Velho” é queimado ou, com mais rigor, o seu corpo de palha uma vez que o busto em madeira permanecerá escondido à guarda dos homens mais antigos da aldeia, até ao ano seguinte.

Esta tradição é atualmente mantida pela Associação “Os Amigos do Lindoso” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca.

À semelhança da “Serração da Velha”, da “Queima do Judas” e outras representações tradicionais, o “Enterro do Pai Velho” insere-se num ciclo de festividades de origem pagã que pretendiam assinalar o fim do inverno e o renascimento da Natureza e dos vegetais com a chegada da Primavera, participando através do rito na ação criadora dos deuses.