Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RANCHO JUVENIL BENJAMIM PIRES É A ESCOLA DE FOLCLORE DA CASA DO MINHO NO RIO DE JANEIRO

O Rancho Folclórico Juvenil Benjamim Pires é um dos três ranchos folclóricos da Casa do Minho no Rio de Janeiro e o garante da continuidade do Rancho Folclórico Maria da Fonte. Formado por crianças e jovens dos 4 aos 16 anos, ele constitui uma verdadeira escola de folclore que, ao mesmo tempo, transmite a nossa herança cultural às novas gerações.

Como não podia deixar de suceder, este rancho possui um grande sucesso entre a nossa comunidade, tal é o carinho que lhe é dispensado pelas gentes minhotas e pelos nossos compatriotas em geral. O seu historial é descrito no próprio site da Casa do Minho. 

juvenil

“Na gestão entre 1984 a 1986, a grande colaboradora Zilda Barroso Batista, reparando na qualidade e quantidade de crianças que brincavam de dançar durante os ensaios do Rancho Maria da Fonte, trocou idéias com Ricardo Almeida, componente do Rancho e resolveram aproveitar aquela meninada. Com a colaboração de alguns componentes da tocata passaram a ensaiar separadamente aquelas crianças. As mães se empolgaram e por iniciativa própria resolveram confeccionar as roupas. De acordo com a opinão de alguns diretores que concordaram com a idéia, elegeram para traje do novo grupo, roupas da região de Barcelos. O Ranchinho ficou pronto e acabado, com músicas, danças e vestimenta a caráter. Foi levada a aprovação da diretoria. O Presidente Salustiano Lopes, apoiou e se intitulou padrinho do Rancho Juvenil.

No dia 8 de Março de 1986, quando a Casa do Minho completava 62 anos foi oficialmente declarado fundado o Rancho Juvenil da Casa do Minho, com sua primeira exibição nesse dia. Sucesso estrondoso!

Por sugestão de Amílcar Barreiros, presidente da diretoria de 1996 a 1998, foi acrescido ao Rancho Juvenil o nome de Benjamin Pires. Esta homenagem justifica-se pelos grandes serviços prestados à Casa do Minho, a quem dedicou toda sua vida”. 

juvenil1

Fotos: Casa do Minho, RJ