Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RANCHO DOS VETERANOS É A VELHA GUARDA DO FOLCLORE DA CASA DO MINHO NO RIO DE JANEIRO

O Rancho dos Veteranos é, como o seu próprio nome indica, a “velha guarda” do folclore da Casa do Minho no Rio de Janeiro. Formado por antigos componentes do Rancho Folclórico Maria da Fonte, ele surgiu da necessidade deste manter viva a sua memória, homenageando os seus próprios pioneiros e dando-lhes a possibilidade de continuarem a representar a Instituição regionalista que a todos congrega – a Casa do Minho!

Ao convidarem os “veteranos” para dançarem na sua festa de aniversário – o Rancho Folclórico Maria da Fonte celebrou em 1993 o seu 39º aniversário – os seus atuais componentes transmitiram aos seus antecessores uma mensagem de carinho e apreço pelo trabalho que iniciaram e que veio a tornar possível a grandeza e notoriedade alcançada pelo seu Rancho Folclórico.

No seu site, a Casa do Minho descreve o historial do Rancho dos Veteranos. 

veteranos0

“Tudo começou em 1993 nos 39 anos do Rancho Maria da Fonte, naquele instante foi formado uma comissão de componentes do Maria da Fonte para fazer a festa de aniversario.

Eles resolveram entre muitas ideias, convidarem ex-componentes do Maria da Fonte para dançarem no aniversario, e foi aquele sucesso, que veio a repetir-se nos anos de 1994/95 e 1996.

Nos ensaios realizados no ano de 1996, alguém deu a ideia daquele grupo se encontrar todos os meses no ano de 1997 e, se possivel, apresentar-se pelo menos 3 vezes no ano.

Daí foi um pulo e, no dia 8 de julho de 1997, é fundado o RANCHO DOS VETERANOS, mais um rancho oficial da CASA DO MINHO.

Da ideia inicial de se apresentar no maximo 3 vezes no ano, se tornaram muitas vezes no ano.

Um exemplo foi no mês de abril de 2006, o RANCHO DOS VETERANOS, deslocou-se até São Paulo e dançou na sexta-feira no Clube Português, no sábado, na Casa de Portugal e no domingo no Arouca São Paulo Clube.

Hoje, o RANCHO DOS VETERANOS dança com seus proprios trajes e já participou de varios festivais de folclore, já viajou para fazer apresentações em São Paulo, Vitoria do Espirito Santo, Distrito Federal (Brasilia) e no Estado do Rio de Janeiro, em diversas cidades como Friburgo, Petropolis, Teresopolis e outras.

E com grande alegria que há mais de 10 anos, continuamos até hoje a manter vivo os nossos objetivos com o RANCHO DOS VETERANOS, agradecer a diretoria da Casa do Minho, aos componentes do Rancho Maria da Fonte, a todos atuais e ex-componentes dos Veteranos, por fazerem parte desta linda historia; porque apesar do nome ser Veteranos, o mais importante para nós não é a idade, mais sim ter o sentimento e o prazer de continuarmos dançando e representando a nossa Casa do Minho”. 

veteranos1 

veteranos11 

veteranos18

Fotos: Casa do Minho, RJ