Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CASA DO MINHO NO RIO DE JANEIRO FOI FUNDADA HÁ 88 ANOS!

Faz hoje precisamente 88 anos que os nossos conterrâneos radicados no Brasil fundaram uma associação que veio a tornar-se uma referência do nosso regionalismo entre a comunidade minhota radicada naquele país e um pouco por todo o mundo – a Casa do Minho!

nova versão.jpg

Constituída com o propósito de estabelecer solidariedade e prestar auxílio aos nossos compatriotas que, nos anos difíceis do começo do século XX, se viram desamparados pela sorte e à beira da miséria, muitos dos quais tiveram então de ser repatriados, a Casa do Minho viria a constituir-se num baluarte do regionalismo minhoto e da afirmação do patriotismo dos portugueses em terras de Vera Cruz, precisamente a que ostenta no seu próprio emblema.

Ultrapassadas as dificuldades iniciais com que os nossos conterrâneos se debateram para conseguirem uma vida mais digna, as gentes minhotas deram à Casa do Minho uma nova missão que consiste na preservação da sua identidade, mormente através das mais variadas manifestações culturais, tertúlias literárias, manifestações religiosas, divulgação do folclore e, sobretudo, da união e convívio familiar dos seus associados.

Desde a sua fundação, a Casa do Minho no Rio de Janeiro é obra de muitos homens e mulheres que ao longo de oitenta e oito anos de existência souberam erguer uma grandiosa instituição que dignifica a comunidade minhota radicada no Brasil e prestigia o nosso país.

Localizada na rua Cosme Velho, na zona sul do Rio de Janeiro, a Sede social da Casa do Minho dispõe para além das instalações propriamente ditas, de uma grande arborizada, parque de estacionamento e dois magníficos recintos desportivos.

De entre as suas principais finalidades, cumpre-nos destacar a promoção da fraternidade Luso-Brasileira; o desenvolvimento da prática de atividades desportivas, recreativas, culturais e sociais; a difusão do culto à Comunidade Lusíada; a luta pelos interesses do do Minho tornando conhecidas sua história, belezas naturais, gastronomia e o seu folclore.

No dia em que a Casa do Minho no Rio de Janeiro assinala o seu 88º Aniversário, o BLOGUE DO MINHO endereça aos seus dirigentes e a toda a comunidade minhota em geral, os votos de maiores sucessos!

casa3

A imagem mostra a sede da Casa do Minho, na rua Cosme Velho, na zona sul do Rio de Janeiro

ma_fundacao

Trinta anos após a criação da Casa do Minho, foi constituído no seu seio o Rancho Folclórico Maria da Fonte

capture6

A Casa do Minho é a embaixada da cultura minhota no Rio de Janeiro

A imagem apresenta duas componentes do Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho

capture10

A Casa do Minho preserva as nossas tradições junto das gerações mais jovens da nossa comunidade radicada no Brasil

salao_festa1

A imagem mostra um aspeto panorâmico do salão social da Casa do Minho

restaurante2

Um aspeto do restaurante da Casa do Minho

vindimas1

A participação dos mais jovens é a garantia do futuro da Casa do Minho no Rio de Janeiro

Fotos: Casa do Minho, RJ