Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RUSGA DE SÃO VICENTE DE BRAGA DEBATE SOBRE CRENÇAS E CULTOS EM TORNO DAS ALMINHAS

A Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho leva a efeito a 71ª edição dos "Serões no Burgo/Tertúlias Rusgueiras", que terá por tema, "ALMINHAS - crença e cultos". A iniciativa tem lugar no próximo dia 29 (sexta-feira), do mês em curso, pelas 21h.30, na sede social da associação, sita na Av. Artur Soares (Palhotas), nº 73, Braga.

Os convidados são, o Professor Doutor João Duque, presidente do Centro Regional da Universidade Católica Portuguesa (UCP) em Braga e a Drª Aida Mata, coordenadora científica do projeto "ALMINHAS". Como vem sendo habitual, a moderação do Serão/Tertúlia, será da responsabilidade de José Pinto, presidente da Rusga.

Este projeto “ALMINHAS” - mais uma iniciativa da Rusga -, tem por objetivos; recolher, investigar, inventariar, salvaguardar e promover este rico e vasto património cultural (material e imaterial), abrange todo o território do concelho de Braga. Num primeiro domínio, o material, de referir os nichos d’Alminhas, os painéis das almas em igrejas e capelas, livros e outro tipo de documentação, estandartes e demais espólio, pertença das confrarias e/ou irmandades das Almas. Num segundo domínio, o imaterial, ou seja, as práticas sociais e religiosas. A crença/devoção e rituais inerentes, manifestam-se sob múltiplas formas, onde a tradição oral, neste particular, assume capital importância. A título meramente ilustrativo, de referir o ‘lançar e/ou botar das Almas’ (rituais populares), assim como, outros espécimes extraídos da religiosidade popular, atingiam maior expressão, por ocasião do mês das Almas em Novembro e, no período quaresmal.

Convite-71ª-ed.-S.T's