Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JANTAR DOS CONJURADOS 2013

z

As Reais Associações de Braga e Viana do Castelo organizam o “Jantar dos Conjurados” que terá lugar no dia 30 de Novembro de 2013, pelas 20h30m, no Restaurante Páteo das Figueiras, Gavião, Vila Nova de Famalicão.

Um pouco de história:

Na noite de 30 de Novembro de 1640, um grupo de intrépidos e arrojados portugueses reuniu-se no Palácio de D. Antão de Almada, em Lisboa, para ultimar os preparativos da revolta que iriam perpetrar no dia seguinte, no sentido de libertarem o Reino de Portugal do jugo de uma dinastia estrangeira e usurpadora dos legítimos direitos da Casa de Bragança.

A vitória alcançada no dia 1 de Dezembro de 1640 veio finalmente permitir, que Portugal fosse devolvido à sua plena independência de nação livre e soberana.

Para comemorar tão afortunado acontecimento, os Monárquicos do Minho reúnem-se no tradicional «JANTAR DOS CONJURADOS», recordando ainda os heróis de outrora que nesta região, lutaram para expulsar os Castelhanos É pois uma das datas mais significativas da nossa história e fundamental para todos os portugueses,

sejam eles monárquicos ou republicanos que importa evocar, numa época em que a nossa soberania é constantemente ameaçada e que o governo de Portugal, por decreto extingue o feriado do 1.º de Dezembro – Dia da Restauração – que a par do Dia 10 de Junho, une toda a Nação Portuguesa.

Não nos podemos esquecer que se não fosse a Restauração da independência, não existiria o 10 de Junho, o 25 de Abril, etc., uma vez que a agenda dos Feriados Oficiais Portugueses coincidiria com a espanhola.

É pois urgente evitar que se atente contra a dignidade, a identidade, a individualidade e a autoestima de Portugal e se respeite a História, os valores, a afirmação da Língua de Camões e da Cultura Portuguesa, que devem a sua existência aos bravos heróis que no Dia 1.º de Dezembro de 1640, tornaram possível que Portugal voltasse a ser um País Livre e Independente.

Ao comemorarmos esta data não devemos esquecer a ocupação espanhola de Olivença, território onde durante muitas décadas a cultura portuguesa foi alvo de repressão e violência, designadamente em 1840 com a proibição do uso da língua portuguesa, incluindo nas igrejas, bem como exigir que os governantes portugueses não reconheçam a soberania espanhola sobre este território.

Para mais informações contactar por favor a Real Associação de Viana do Castelo, através do email: real.associacao.viana@gmail.com, ou para o telemóvel do Presidente da Direcção da Real Associação de Viana do Castelo, Dr. José Aníbal Marinho: 961 623 905, ou Real Associação de Braga, Dr. João Afonso Machado: 926 963 274.