Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PEREIRA LOPES EXPÕE FOTOGRAFIA EM BARCELOS

Exposição de fotografia de Pereira Lopes na Biblioteca Municipal, entre 2 e 22 de novembro

“Imagens Escritas” é o título de uma exposição de fotografia de Pereira Lopes que vai ser inaugurada no sábado, dia 2 de novembro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Este projeto nasceu de um desafio que o fotógrafo lançou à escritora Fátima Cardoso, um desafio que, possivelmente, irá dar origem a um livro e que consiste na criação de pequenas narrativas ou poemas a partir de estímulos que a escritora recebe de cada trabalho do fotógrafo, gerando-se uma interdependência entre o texto e a imagem.

A exposição vai estar patente ao público até ao dia 22 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e aos sábados das 9h30 às 13h00.

António Manuel Pereira Lopes nasceu no Porto, a 1 de Outubro de 1955, indo viver para Avintes 11 dias depois.

O interesse pela fotografia começa aos 16 anos, quando ainda frequentava a Escola Industrial e Comercial de Vila Nova de Gaia e a revista “Amateur Photographer” era de leitura obrigatória.

Começa a fotografar, de forma sistemática, em 2005. Em 2007, faz um Curso de Fotografia, no IPJ do Porto com Miguel Ferraz.

Em 2008, é convidado pelo Instituto Português de Fotografia, a participar no livro “Olhares”.

Em fevereiro de 2011, participou na sua primeira exposição colectiva, a convite de Victor de Almeida responsável pela Galeria Olhos d`Arte, no Porto.

A primeira exposição individual “Da luz e do olhar”, aconteceu na mesma galeria, em setembro de 2011.

É o responsável pelo “iNstantes”, Festival de Fotografia de Avintes, cuja 1ª edição irá decorrer em outubro de 2014.

É editor de dois blogues que tratam de assuntos de fotografia, cuja qualidade já foi referenciada pela revista brasileira Serrote, do Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro):

http://gravidosilencio.blogspot.comTrabalhos pessoais; http://aluzclara.blogspot.com Divulgação da fotografia.

Fátima Cardoso é natural e residente de Mafamude. Cresceu e viveu grande parte da sua vida em Avintes.

Divide a sua identidade com Vila Franca da Serra, Gouveia, terra natal de seu pai. Escrever é o exercício físico e mental da sua alma. Busca a reflexão de acontecimentos de vida, que a rodeiam, através da poesia.

É autora de dois livros de poesia: "A minha Viagem..." e "Pérolas dos Meus Sentidos". Participou na antologia poética de "Indivísiveis Emoções".