Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE D. DIOGO DE SOUSA – UM ESPAÇO DE FUTURO PARA O PASSADO

ffoto

Se é natural da região do Minho, ou escolheu esta zona para um passeio, convidamo-lo a visitar-nos, ou a usufruir de alguma das propostas que temos para si….

É uma pessoa curiosa relativamente às suas origens?

Então propomos-lhe uma visita à nossa exposição permanente, onde poderá apreciar um vasto conjunto de artefatos provenientes de vários sítios arqueológicos da região, os quais nos dão uma ideia das progressivas conquistas dos povos que habitaram este território, desde há cerca de 250.000 anos. Surpreenda-se com as descobertas que certamente irá fazer e que lhe trarão um novo olhar sobre o que somos e sabemos hoje.

Se quiser estender o seu passeio a sítios arqueológicos na região, relacionados com os objectos expostos, oferecemos-lhe algumas informações úteis que lhe permitirão planear essas visitas, bastando para tal consultar os quiosques multimédia ao seu dispor.

Se o seu objectivo é conhecer Braga e o seu património, então propomos-lhe que aproveite para ver as nossas maquetes e a informação disponível, sobre as escavações arqueológicas realizadas na cidade, e siga o roteiro de Bracara Augusta, cidade romana, cujos vestígios o surpreenderão em torno do centro histórico.

Se o seu interesse se centra na atualidade e aprecia as diversas formas de expressão artística, veja as exposições de artistas contemporâneos, que normalmente mostram os seus trabalhos no museu.

Se procura momentos de tranquilidade e de convívio com familiares ou amigos, propomos-lhe que venha até ao jardim, ou faça uma refeição na nossa cafetaria, que aos domingos oferece um menu diferente e muito aprazível.

No último sábado de cada mês há sempre actividades para crianças, ou famílias, e uma visita gratuita ao laboratório de restauro do museu, bastando para isso que se inscreva previamente.

Em qualquer das circunstâncias, convidamo-lo a visitar a loja do museu, onde encontrará publicações sobre inúmeras temáticas, para além de artigos originais, que poderá levar como recordação, ou como lembrança para alguém especial.

Por último, se faz parte de uma organização e necessita de um local para formação, ou para a realização de uma actividade de natureza cultural ou social, temos à sua disposição um auditório, com sistema de projeção e som, com capacidade para 120 participantes.

As sugestões e o convite estão feitos. Será sempre um prazer contar consigo!

A escolha é sua, e vai ver não se arrependerá…     

Isabel Cunha e Silva

Diretora do Museu de Arqueologia de D. Diogo de Sousa

ffoto3

ffoto4

ffoto2

Fotos:  http://viajar.clix.pt/