Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS: COSSOURADO INAUGURA PRIMEIRA FASE DA SEDE DA FREGUESIA

Projeto de intervenção no resto das instalações já está pronto e vai custar 150 mil euros

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou hoje, dia 28 de julho, a primeira fase da sede da Freguesia de Cossourado, uma obra que permite à autarquia exercer condignamente as suas funções e melhorar o atendimento à população.

DSC_0208 (1)

A sede funcionava em instalações alugadas, mas a exiguidade do espaço condicionava muito a atividade autárquica.

A inauguração do novo espaço, que inclui uma área de atendimento e outra de serviços da própria Junta, corresponde a uma primeira fase da construção da sede da Freguesia que só estará completa com a intervenção no antigo edifício que passará a albergar todas as valências da autarquia, incluindo as que foram instaladas no espaço hoje inaugurado.

As obras deste espaço anexo ao edifício custaram cerca de 25 mil euros e incluem arranjos exteriores nos muros de vedação e no logradouro, com cerca de 340 metros quadrados.

Entretanto, o projeto de intervenção no antigo edifício onde ficará instalada definitivamente a sede está já aprovado e orçamentado em cerca de 150 mil euros.

Falando na cerimónia de inauguração da primeira fase das obras, o Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Esteves, salientou o empenho da Junta na construção das novas instalações, que “servirão melhor a população”. Este “é um espaço para todos vós”, disse ainda Paulo Esteves aos muitos populares que marcaram presença na inauguração.

O Presidente da Câmara elogiou o trabalho que a Junta de Cossourado tem vindo a desenvolver, reconhecendo que “a falta de investimento na Freguesia, registado no passado”, penalizou a freguesia, fazendo com que ficasse para trás no desenvolvimento que merece. Miguel Costa Gomes, disse ainda que a Câmara atual tem vindo a recuperar muito desse investimento na freguesia, como é o caso da rede viária, e manifestou o empenho do Município na construção da sede.

“É necessário olhar as Freguesias com respeito”, referiu o Presidente da Câmara, exemplificando com a atribuição de verbas às freguesias do concelho, no valor correspondente a 200% do que recebem da administração central, e exemplificando também com a oposição do executivo municipal à Reforma Administrativa levada a cabo pelo atual Governo, que eliminou várias freguesias de Barcelos.

O Presidente da Câmara sublinhou que a sede é “um bom investimento”, porque a verba gasta destina-se a obras realmente necessárias. “Não contem connosco para fazer obras megalómanas”, disse Miguel Costa Gomes.

A inauguração da primeira fase da sede continuou com a bênção e com a visita às instalações, seguindo-se um lanche-convívio com a população.