Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CANTARES AO MENINO ENCHERAM BASÍLICA DA ESTRELA EM LISBOA

É altura de cantar as janeiras ou reisadas. Cumprindo a tradição, o Grupo de Danças e Cantares Besclore levou a efeito as reisadas e cantares ao menino, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A iniciativa contou com a participação, além do grupo anfitrião, da Ronda Típica da Meadela, de Viana do Castelo, Grupo Etnográfico de Assafarge, de Coimbra e do Grupo Etnográfico Macenense, de Mação.

ReisadasBasilicaEstrela 037

A Basílica da Estrela estava repleta de público a assistir à participação dos grupos folclóricos na recriação desta tradição, ouvindo com devoção e respeito e aplaudindo com entusiasmo a forma esmerada como todos transmitiram as diferentes formas de cantar ao menino, desde o Alto Minho à Beira Litoral e à Beira Baixa, através das suas representações neste magnífico espectáculo.

Cantar as Janeiras ou reisadas e cantar ao menino constitui uma das tradições do povo português que consiste basicamente na formação espontânea de grupos que vão de porta em porta anunciando o nascimento de Jesus e pedindo alvíssaras, geralmente algo que ficou no fumeiro ou sobrou das festividades natalícias. O seu cancioneiro é bastante rico e variado. Apesar do seu interesse etnográfico, não se conhece uma recolha dos cantares das janeiras de todas as regiões do país, até porque geralmente são improvisadas.

Fundado há vinte e cinco anos e maioritariamente constituído por funcionários do grupo BES e seus familiares, o Grupo de Danças e Cantares Besclore representa as danças, os cantares e os trajes de várias regiões do Minho, com referência aos finais do século XIX e começos do século XX. Como ele próprio refere, a sua representação incide na “exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d'Arga e Soajo”.

ReisadasBasilicaEstrela 024

O Presidente do Grupo Danças e Cantares Besclore, sr. José Brito, fez a apresentação do espectáculo

ReisadasBasilicaEstrela 026

Grupos do Minho, da Beira Litoral e da Beira Baixa participaram nos cantares ao menino

ReisadasBasilicaEstrela 027

O Grupo Besclore interpretou a forma de cantar as reisadas no Minho

ReisadasBasilicaEstrela 030

A festa revestiu-se de solenidade e tradição

ReisadasBasilicaEstrela 039

A Basílica da Estrela, em Lisboa, estava repleta de público para assistir às reisadas