Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE CAMINHA CEDE INSTALAÇÕES PARA A ASSOCIAÇÃO “A SELVA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS”

Presidente da Câmara Municipal de Caminha promete trabalhar como voluntária depois de terminado o mandato à frente do Município de Caminha

A Câmara Municipal de Caminha assinou ontem, dia 13, com “A Selva dos Animais Domésticos, Associação Protetora dos Animais de Caminha” um protocolo de colaboração e cedência de instalações do Centro de Acolhimento Canil e Gatil de Caminha.

assinatura protocolo Selva dos Animais (2)

Júlia Paula Costa, presidente da Câmara de Caminha, e Carlos Mouteira Fernandes, presidente da Associação “A Selva dos Animais”, assinaram o protocolo que tem como fim ceder as instalações do Centro de acolhimento por um período de trinta anos, renovável, à associação.

“Desde que o Município conta com o Centro de Acolhimento Canil Gatil que o concelho tem registado melhorias significativas, pois na via pública não há animais abandonados, o que permite que as nossas praças, passeios, parques e ruas tenham melhor ambiente, e que os munícipes usufruam de mais saúde pública, o que é também mais atrativo para os turistas e visitantes. Quando os há, são recolhidos e não vão para abate. São tratados, alimentados e medicados para que possam ter um novo lar que os acolha”, referiu Júlia Paula.

“Este é um equipamento de qualidade e uma referência a nível nacional como um bom exemplo a seguir. Neste momento, o equipamento é o lar de cerca de 300 cães e 90 gatos. Anualmente, o Centro de Acolhimento entrega para adoção responsável cerca de 200 cães e 80 gatos. São números que nos enchem de orgulho e que demostram a importância desta estrutura”, sublinhou ainda a autarca. “Desde a sua abertura, o Centro de Acolhimento já deu resposta a mais de 1000 animais abandonados, que encontraram aqui os cuidados de saúde, de higiene e de controlo reprodutivo necessários. (…) Todos os gatos e cães são tratados condignamente, respeitando o bem-estar animal e zelando pela boa saúde pública”, acrescentou.

Tanto Júlia Paula Costa como Carlos Mouteira Fernandes salientaram que o Centro de Acolhimento e a Associação nada eram sem as muitas pessoas que trabalham com afinco, dedicação, empenho e amor pelos animais. Foi ainda enaltecida a colaboração de todos os voluntários. “Todas as pessoas que colaboram connosco, fazem-no sem qualquer pretensão de protagonismo, o que ainda enaltece mais o seu trabalho”, lembrou o presidente da Associação “A Selva dos Animais”.

Depois da cerimónia de assinatura do protocolo, fez-se uma visita pelas instalações.

assinatura protocolo Selva dos Animais (3)

assinatura protocolo Selva dos Animais (4)