Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO ASSINALA ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

Cerca de 800 pessoas, sobretudo jovens, participaram nas atividades desportivas que integraram as comemorações do 25 de Abril, promovidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Para além da cerimónia do hastear da bandeira, o programa envolveu ainda rastreios médicos gratuitos para a população.

Hastear da Bandeira 1

“Aproveitamos as comemorações para promover nos jovens o desporto e a adoção de estilos de vida saudáveis”, referiu, de entre outras considerações, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, após a cerimónia do hastear da bandeira, nos Paços do Concelho, abrilhantada pela Banda de Música de Calvos. Manuel Baptista recordou ainda que estava em aulas no dia da revolução, em 1974, mas que foram interrompidas ainda sem que se soubesse porquê.

Cristina Carvalho, residente na Vila Povoense, foi uma das pessoas que aderiu aos rastreios, considerando “importantes estas iniciativas”. Como vem acontecendo há vários anos, as propostas foram dinamizadas envolvendo os/as povoenses e dando visibilidade a e valorizando as instituições, as associações e os clubes da Póvoa de Lanhoso. Silvana Santos foi uma das responsáveis pela realização dos rastreios através do ISAVE. “As pessoas estão a aderir bastante bem”, confidenciou, revelando que o objetivo era também a sensibilização e informação a respeito da prevenção e tratamento assim como a recolha de medicamentos fora de prazo.

De carater eminentemente desportivo, as comemorações, que iniciaram pelas 10h00, trouxeram até à Vila atletas de vários concelhos, que participaram em atividades para todas as idades como o street basket, o andebol, a hidroginástica, o krav maga, o futebol e o spinning bike, jump e pilates. As propostas foram descentralizadas entre os pavilhões desportivos da Escola Secundária e 25 de Abril, a piscina municipal coberta, a Avenida 25 de Abril e o Parque do Pontido.

Ana Rodrigues e Carla Veiga, ambas de Braga, participaram no Krav Maga. “Acho excelente esta iniciativa da Câmara de aliar o desporto às comemorações do 25 de Abril. Acho muito bem. Esta é uma boa forma de assinalar o dia da liberdade, tendo em conta que tanta gente apela para o exercício físico, para a saúde, acho que estas são iniciativas muito interessantes. Eu já pratico desporto ao ar livre, mas é ou aos feriados ou aos fins-de-semana”, considerou Ana, estreante naquela modalidade. Já a praticante Carla, afirmou estar a adorar. “Eu gosto mesmo disto e vim para aperfeiçoar”.

Organizadas pela Câmara Municipal, estas comemorações envolveram na dinamização das atividades algumas entidades locais, as quais, por sua vez, convidaram outras instituições/associações. Desta forma, são de registar as colaborações com a Associação de Andebol da Póvoa de Lanhoso, o Manabola, a Secção de Basquetebol do Sport Club Maria da Fonte, a Fintas Academia, o Ginásio de Porto d’Ave, o Ginásio Killer Kilo, o ISAVE e a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. No âmbito da cerimónia do hastear da bandeira, houve ainda a colaboração da Banda de Música de Calvos.