Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO RECEBE SEMINÁRIO INTERNACIONAL PELA IGUALDADE

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, em parceria com o Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, promove, nos próximos dias 15 e 16 de maio, o Seminário Internacional pela Igualdade, ação que marcará a conclusão do Projeto LocalDiguais (cofinanciado pela CIG/ POPH/QREN) e que está a ser desenvolvido desde 2011 no concelho povoense (2011-2013). As inscrições já estão abertas

Banner

A apresentação do trabalho reali­zado pela autarquia da Póvoa de Lanhoso no âmbito do LocalDiguais, que teve como objetivo diagnosticar e implementar medidas promotoras da igualdade de género e elaborar o Plano Municipal para a Igualda­de de Género da Póvoa de Lanhoso, constitui o ponto de partida para a mobilização de um conjunto diversificado de profissionais, ofe­recendo uma oportunidade única para a de­finição de interesses comuns e de parcerias futuras e para a partilha de conhecimentos e competências.

Assim, para além de apresentar as ações desenvolvidas e as conclusões do referido projeto, este Seminário pretende reunir investiga­dores/as, educadores/as e representantes da sociedade civil (em especial, das famílias, das escolas e das empresas) com o objetivo de discutir um conjunto de questões ligadas à igualdade de género e à liberdade de orienta­ção sexual. Desta forma, as pessoas participantes poderão esperar comunicações enriquecedoras sobre a temática, que tem múltiplos aspetos e implicações nas mais variadas áreas da sociedade e do conhecimento.

 Visa-se, simultaneamente, sensibilizar a sociedade civil e a comunidade académica para fenómenos como a igualdade de género e a liberdade de orienta­ção sexual e gizar estratégias de intervenção voltadas para a promoção de uma sociedade mais justa.

Serão partilhados conhecimentos científicos e práticos na área da saúde; da educação; da violência doméstica; das empresas; da profissão, família, género; do assédio no trabalho; do sistema de justiça e paternidade; da discriminação em função da orientação sexual; de pessoas transsexuais e transgéneros; do coming out e terapia familiar. Haverá ainda a realização de dois workshops, um sobre a temática da “Orientação sexual e identidade de género: famílias, escolas e inclusão” e o  outro sobre a “Violência e vitimização no crime de violência doméstica”.

A entrada é gratuita. As inscrições poderão ser feitas para sigo@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , cics@ics.uminho.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou online em http://cics.uminho.pt/pt/2013/03/05/seminario-pela-igualdade/.