Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RANCHOS FOLCLÓRICOS DO MINHO PEREGRINAM AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Dezenas de ranchos folclóricos de todo o país rumaram hoje em peregrinação ao Santuário de Fátima, emprestando àquele recinto de oração um colorido muito peculiar. Do Minho ao Algarve, milhares de pessoas envergando os seus trajes tradicionais domingueiros juntaram-se em Fátima numa demonstração de fé e tradição, dois traços caraterísticos que marcam a identidade cultural do povo português.

946718_586553531364238_2021490350_n

Trata-se da XI Peregrinação Nacional a Fátima, iniciativa anualmente organizada pela Federação do Folclore Português e que conta com a participação da maior parte dos grupos folclóricos filiados naquela organização.

Os ranchos folclóricos desfilaram a partir do Parque 7 até ao Recinto de Oração onde teve lugar a recitação no rosário junto à Capelinha das aparições e, após a procissão para o altar, teve lugar a celebração da eucaristia, no Recinto de Oração do Santuário de Fátima. Dirigindo-se aos grupos de folclore e etnográficos em peregrinação D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, pediu “que ajudem o país a cantar as tradições, a cantar a alegria do nosso povo que agora anda muito esmorecido

O BLOGUE DO MINHO deixa aqui um registo dessa imponente manifestação da nossa cultura tradicional, publicando algumas fotos gentilmente cedidas pelo Santuário de Fátima.

946822_586553414697583_1811332571_n